Núcleo de Educação Permanente (NEP)
A Educação Permanente em Saúde (EPS) consiste na capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores da Organização, caracterizado como um processo contínuo de atualização e renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais das equipes de trabalho e de diferentes agrupamentos. É realizada a partir dos problemas enfrentados no cotidiano das unidades de saúde gerenciadas pela Organização Social Prima Qualitá saúde.
Regulamentada pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), a EPS é considerada uma importante estratégia do Sistema Único de Saúde e visa contribuir para a organização dos serviços de saúde, com a qualificação e a transformação das práticas em saúde, por meio da formação e do desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores da saúde, buscando articular a integração entre ensino e serviço, com vistas ao fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS.
A EPS representa um eixo transversal a todas as atividades exercidas pela OS Prima Qualitá, com foco no desenvolvimento institucional e individual, por meio de ações que alcançam a gestão e a qualificação do trabalho, as interações entre parceiros nas políticas do trabalho em saúde e a condução de programas formativos decorrentes da composição de quadros profissionalizantes no cuidado.
A cada ano o Núcleo de Educação Permanente realiza, junto às coordenações locais, o “levantamento de necessidades em capacitações” para o planejamento anual, tendo como objetivo atender às demandas das equipes em treinamentos que efetivamente venham a contribuir em suas práticas cotidianas e com os coletivos.