(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

USF do Carmo realiza passeio ciclístico pela conscientização do câncer de mama

Por Ayra Rosa em

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Prima Qualitá Saúde em parceria com a secretaria municipal de Saúde, promoveu o evento “Quissamã Rosa”, um passeio ciclístico em apoio à causa. A ação, realizada pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Carmo, reuniu usuários, familiares, apoiadores e moradores em um evento que buscou reforçar a importância da prevenção e detecção precoce da doença, além de promover hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas.

A ação do “Quissamã Rosa” foi mais uma importante etapa no esforço contínuo de conscientização sobre a saúde das mulheres, destacando a necessidade de cuidar do corpo e da mente, e de se unir por uma causa que salva-vidas. Antes da pedalada, os participantes realizaram uma sessão de alongamento, conduzida pela professora de Educação Física, Paula da Silva Cabral. O momento foi importante para preparar o corpo para o esforço físico, além de promover um momento de integração entre os participantes.

A gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) do Carmo, Alexia Couto, destacou a relevância da iniciativa: “O passeio ciclístico do Quissamã Rosa foi pensado para mobilizar a nossa sociedade e reforçar que a prevenção ao câncer de mama é uma causa de todos. Queremos sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame e das consultas regulares, ao mesmo tempo que incentivam hábitos saudáveis”, comentou.

O evento teve como objetivo não só mobilizar as pessoas em torno da conscientização sobre a saúde das mulheres, mas também incentivar práticas saudáveis que ajudam na prevenção do câncer. Estudos mostram que se manter fisicamente ativo é um dos hábitos essenciais para reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo o câncer de mama.

Entre os participantes, havia pacientes que vivem ou já viveram a realidade do câncer de mama. Uma delas, Maria de Fátima, de 65 anos, ressaltou a importância de eventos como este: “Participar de uma ação assim é uma forma de mostrar que a prevenção salva-vidas. Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais mulheres vão se cuidar e procurar ajuda médica precocemente”, afirmou.

Texto: Rodrigo Da Matta