Unidades de Santa Maria Madalena realizaram mais de 43 mil atendimentos
As Estratégias de Saúde da Família (ESF) Colombiano de Almeida Santos, Manoel de Moraes e Triunfo alcançaram números expressivos em 2024, com 43.298 visitas domiciliares realizadas, reforçando a importância do acompanhamento direto às famílias. Administradas pela Prima Qualitá Saúde em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena, essas unidades desempenham um papel essencial no cuidado à população.
A gerente de contrato da Prima Qualitá Saúde, Rafaela Oliveira, enfatiza a relevância desse trabalho integrado. “O compromisso das equipes que atuam nas unidades de saúde de Santa Maria Madalena é mais do que profissional; é uma verdadeira dedicação à comunidade. Nosso foco está em oferecer serviços de qualidade, com um olhar especial para a prevenção e o acolhimento. As visitas domiciliares nos permitem criar vínculos, compreender as necessidades de cada família e oferecer soluções personalizadas”, comentou.
Distribuídas estrategicamente pelo município, a ESF Colombiano de Almeida Santos está localizada no bairro Arranchadouro, enquanto as outras duas atendem em diferentes localidades. Além disso, foram efetuados 24.323 atendimentos de enfermagem, 9.306 consultas médicas e 6.100 procedimentos odontológicos, destacando o impacto das ações no atendimento básico de saúde.
Para José Antônio Silva, de 67 anos, paciente da ESF Manoel de Moraes, o acompanhamento com o enfermeiro e com o médico tem sido fundamental. “Antes, eu sentia que minha saúde era deixada de lado. Depois que comecei a ser atendido aqui, tudo mudou. Os profissionais não só tratam dos problemas, mas explicam o que fazer para melhorar a qualidade de vida. O médico que me atende sempre é muito atencioso, e o enfermeiro que faz as visitas na minha casa conversa comigo, orienta e cuida com muita paciência. Isso fez toda a diferença para mim e minha família”, afirmou.
TEXTO: RODRIGO DA MATTA
FOTOS: REYNALDO FÉLIX