(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Secretaria Municipal de Saúde e Prima Qualitá Saúde avançam na implementação do Projeto Puxa Fila em Arraial do Cabo

Por Ayra Rosa em

Após dois meses de construção integrada, implantação tem previsão para o início do mês de julho

Com a conclusão de cinco etapas de planejamento em equipe, a Prima Qualitá Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo irão implementar o projeto “Puxa Fila” na cidade, no mês de julho. A iniciativa tem o objetivo de garantir o diagnóstico precoce de doenças de retina em pessoas com diabetes, reduzindo o risco de cegueira e promovendo mais qualidade de vida para a população.

A equipe está na expectativa da execução do primeiro trabalho em parceria com a Bayer – empresa referência no setor farmacêutico – a ser executado no Estado do Rio de Janeiro com esse propósito. O projeto reforça o compromisso da Prima Qualitá Saúde com a ampliação do acesso aos serviços de saúde, inovação nos processos de cuidado e a garantia de assistência qualificada e humanizada à população de Arraial do Cabo.

Durante o mês de junho, a organização realizou uma série de ações estratégicas para a implementação do projeto, que é um importante passo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em Arraial do Cabo através do contrato efetuado com a Bayer.

Durante o mês de junho foram efetuados pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo elas gerentes, locais e institucionais, encontros com os colaboradores das Unidades Básicas de Saúde para orientar sobre o fluxo elaborado. Foi estimulado também o o engajamento das unidades de Estratégias de Saúde da Família (eSF) para alcançar o máximo de cadastrados existentes no território com critérios para realizar o exame de retinografia após a avaliação da equipe responsável pelo cuidado dos assistidos do território.

Início da Imersão técnica

O processo de preparação foi iniciado em maio com uma imersão técnica realizada na sede administrativa da Prima Qualitá Saúde, em São Gonçalo, com a Bayer, com finalidade de qualificar os técnicos quanto ao manuseio do retinógrafo portátil EYER (Phelcom), tecnologia que possibilita a captação de imagens da retina de forma ágil e eficiente. Esta atividade contou com a presença do diretor de Saúde da Prima Qualitá, Ralf Ribeiro, da gerente de Saúde, Rafaela Oliveira, da gestora de contrato de Arraial do Cabo, Maria Dalva (Cilene), além de suas respectivas equipes técnicas.

Durante a imersão, foram abordadas as melhores práticas para captura de imagens, emissão de laudos e identificação de possíveis patologias oftalmológicas, além do fluxo operacional por meio da plataforma virtual Red Check, que prevê a entrega dos resultados em tempo recorde.

Alinhamento para implantação

Também no mês de junho, a equipe da Prima Qualitá Saúde esteve reunida com o Secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, para apresentação oficial da proposta e validação do fluxo de atendimentos do projeto. Também participaram do encontro a subsecretária de Saúde, Nataly Queiroz, a gestora local Maria Dalva (Cilene) e Sandra Cristina Diretora de APS Municipal. As contribuições do secretário e da equipe municipal foram fundamentais para o aprimoramento da proposta, assegurando ainda mais eficiência, qualidade e acesso aos atendimentos e exames que compõem o projeto.

O ‘Projeto Puxa Fila’ atenderá pessoas com Diabetes Mellitus, na faixa etária de 45 a 85 anos, acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A proposta inclui não apenas o exame de retina, mas também a aferição de medidas antropométricas, sinais vitais, consulta com clínico e enfermeiro da UBSs para solicitação e avaliação do exame de hemoglobina glicada, validação ou adequação da prescrição medicamentosa e cadastro no Programa Remédio em Casa.

TEXTO: AYRA ROSA