Saúde mental de qualidade: Prima Qualitá faz a diferença na gestão de CAPS
A Organização Social Prima Qualitá Saúde realiza a gestão de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em dois municípios do Rio de Janeiro: Santa Maria Madalena e Saquarema. Os CAPS têm o objetivo de atender pessoas com transtorno mental severo e persistente, além de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias. Esse serviço é uma conquista da luta antimanicomial, que tem proporcionado excelentes resultados na vida dos usuários.
“É fundamental sustentarmos o trabalho do CAPS e todos os serviços de base territorial, pois são eles que promovem a inclusão, o respeito à dignidade humana e a subjetividade de cada usuário. Os atendimentos de rotina do CAPS auxiliam na organização da vida dos usuários em sofrimento psíquico, promovendo escuta, cuidado, acolhimento e respeito às diferenças. Dessa forma conseguimos, em parceria com famílias e comunidade, avançar na luta antimanicomial, reforçando que a melhor estratégia sempre será a liberdade e a garantia de direitos”, destacou a coordenadora do CAPS II de Saquarema, Nathany Cabral.
Ambos os municípios contam com uma gestão alinhada com a sede da Organização Social, suas prefeituras e secretarias municipais de Saúde. Além das oficinas terapêuticas com artesanato, musicoterapia e rodas de conversas, o usuário recebe acompanhamento e atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
Segundo a psicóloga do CAPS de Santa Maria Madalena, Tatiane Ferreira, a participação e aprovação dos familiares têm sido gratificante para as equipes. “Os familiares estão sempre presentes no tratamento dos usuários, eles gostam e apoiam o trabalho que o CAPS realiza. As famílias têm total confiança e carinho com a equipe”, comentou a psicóloga.
Temáticas importantes
As equipes usam diferentes estratégias para abordar temas relevantes para os usuários. No mês de maio, por exemplo, todos celebraram a luta antimanicomial, além dos profissionais compartilharem suas experiências e aprender mais em fóruns municipais sobre o tema, que tem grande importância para a saúde mental.
“Dia 18 de maio é considerado o dia da luta antimanicomial e representa um marco pelos direitos das pessoas com transtorno mental. No CAPS AD de Saquarema, nesta data, realizamos atividades para a conscientização do tema. Fizemos um café da manhã com os usuários e realizamos um cine debate com a apresentação do filme Bicho de sete cabeças, o qual retrata o dia a dia de uma internação por uso abusivo de drogas”, destacou a coordenadora do CAPS AD Saquarema, Mylla Alves.
0 comentários