(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Saúde mental de qualidade: Prima Qualitá faz a diferença na gestão de CAPS

Por Prima Qualita em

A Organização Social Prima Qualitá Saúde realiza a gestão de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em dois municípios do Rio de Janeiro: Santa Maria Madalena e Saquarema. Os CAPS têm o objetivo de atender pessoas com transtorno mental severo e persistente, além de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias. Esse serviço é uma conquista da luta antimanicomial, que tem proporcionado excelentes resultados na vida dos usuários.

“É fundamental sustentarmos o trabalho do CAPS e todos os serviços de base territorial, pois são eles que promovem a inclusão, o respeito à dignidade humana e a subjetividade de cada usuário. Os atendimentos de rotina do CAPS auxiliam na organização da vida dos usuários em sofrimento psíquico, promovendo escuta, cuidado, acolhimento e respeito às diferenças. Dessa forma conseguimos, em parceria com famílias e comunidade, avançar na luta antimanicomial, reforçando que a melhor estratégia sempre será a liberdade e a garantia de direitos”, destacou a coordenadora do CAPS II de Saquarema, Nathany Cabral.

Ambos os municípios contam com uma gestão alinhada com a sede da Organização Social, suas prefeituras e secretarias municipais de Saúde. Além das oficinas terapêuticas com artesanato, musicoterapia e rodas de conversas, o usuário recebe acompanhamento e atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

Segundo a psicóloga do CAPS de Santa Maria Madalena, Tatiane Ferreira, a participação e aprovação dos familiares têm sido gratificante para as equipes. “Os familiares estão sempre presentes no tratamento dos usuários, eles gostam e apoiam o trabalho que o CAPS realiza. As famílias têm total confiança e carinho com a equipe”, comentou a psicóloga.

Temáticas importantes

As equipes usam diferentes estratégias para abordar temas relevantes para os usuários. No mês de maio, por exemplo, todos celebraram a luta antimanicomial, além dos profissionais compartilharem suas experiências e aprender mais em fóruns municipais sobre o tema, que tem grande importância para a saúde mental.

“Dia 18 de maio é considerado o dia da luta antimanicomial e representa um marco pelos direitos das pessoas com transtorno mental. No CAPS AD de Saquarema, nesta data, realizamos atividades para a conscientização do tema. Fizemos um café da manhã com os usuários e realizamos um cine debate com a apresentação do filme Bicho de sete cabeças, o qual retrata o dia a dia de uma internação por uso abusivo de drogas”, destacou a coordenadora do CAPS AD Saquarema, Mylla Alves.

Parte da equipe do CAPS II de Saquarema
Parte da equipe do CAPS de Santa Maria Madalena
Parte da equipe do CAPS AD de Saquarema
Categorias: NotíciasNotícias Internas

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *