Saquarema conquista primeiro lugar no Indicador Odontológico do PREFAPS
Equipe que atua na Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família do município foi destaque no último quadrimestre de 2022
A equipe de Saúde Bucal que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Saquarema conquistou o primeiro lugar pelo Indicador 8, referente a “Razão entre tratamentos concluídos e estimativa de primeiras consultas odontológicas programáticas na Atenção Primária à Saúde (APS)”, do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) do Rio de Janeiro, do último quadrimestre de 2022. A Organização Social Prima Qualitá Saúde, que atua como gestora da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada e Hospitalar de Saquarema comemora o resultado oficial da colocação, que foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, na última semana (02/03/2023).
No indicador odontológico do PREPAFS do terceiro quadrimestre/ 2022, dentre os 92 municípios, Saquarema conquistou o primeiro lugar, ficando na frente de Barra Mansa e Cardoso Moreira. O supervisor da odontologia pela OS em Saquarema, Rodrigo Pires, explicou que a equipe atuou bem no acompanhamento de gestantes pela saúde bucal, mesmo o município não possuindo ainda a cobertura de 100% de saúde bucal na APS e que os profissionais têm buscado melhorar seu desempenho.
“A mudança começou quando começamos a trabalhar mais o espaço da Educação Permanente. No ano passado, descentralizamos a escolha das temáticas com nossas equipes, assim, recebendo novas propostas. Procuramos escutar a real necessidade dos profissionais em relação aos temas que precisam estar sendo mais desenvolvidos na Estratégia de Saúde da Família. Estamos conseguindo linkar os profissionais e a gestão com a Educação Permanente, que está sendo fortalecida, e por consequência, estimula boas práticas dos profissionais. A melhora de performance nos indicadores de assistência e desempenho da saúde é fruto do trabalho em equipe. Essa é uma mudança de conceito em relação ao trabalho, à valorização da Educação Permanente, a aproximação da gestão com os profissionais de saúde e ao fortalecimento da participação popular”, destacou o supervisor da odontologia pela OS de Saquarema, Rodrigo Pires.
Educação Permanente contribuindo
Em 2022, 1.574 colaboradores receberam treinamentos, através de 104 capacitações, sendo 18 delas específicas em odontologia. Com diferentes temas e abordagens foram realizadas oficinas temáticas, rodas de conversas, reuniões da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município, e temas sugeridos pelos profissionais da assistência.
Dentre os pontos positivos da Educação Permanente são destacadas a qualificação dos colaboradores da assistência, as boas práticas em saúde e o fortalecimento de vínculo entre profissionais e os usuários do SUS.
0 comentários