(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Projeto Experiente proporciona boas experiências alinhadas à saúde física e emocional em Saquarema

Por Ayra Rosa em

Aulas interativas, caminhadas ecológicas e passeio de canoa havaiana foram algumas das atividades já realizadas

O Projeto Experimente da Equipe Multidisciplinar (eMulti) de Saquarema com a Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa é sucesso na região. A iniciativa foi implantada no mês de agosto, com o objetivo de conscientizar os usuários da Atenção Primária à Saúde do município sobre a importância do fortalecimento da saúde mental como cuidado contínuo através da busca do bem-estar, do autoconhecimento e da prática de atividades físicas.

Diversas atividades e encontros já foram realizados para proporcionar novas experiências para o grupo participante. Dentro da programação alinhada pelos profissionais da eMulti e ESF, já foram realizadas oficinas agroecológicas, caminhadas ecológicas, aulas de aeróbica e zumba, meditação guiada, alongamentos e recentemente um emocionante e animado passeio de canoa havaiana na lagoa de Saquarema.

“Demos a oportunidade aos participantes de experimentar várias modalidades em vários lugares diferentes para criarem o hábito de se exercitarem e ganharem qualidade de vida e saúde física e mental. E deu super certo! O grupo curtiu cada experiência, usufruiu de momentos inesquecíveis, se permitiu superar seus limites”, explicou a psiquiatra da eMulti Saquarema, Dra Vitória Cabral.

Qualidade de vida e superação

Para o psicólogo Gabriel Mendonça, também um dos idealizadores do “Experimente”, a ideia principal do projeto se baseia em mostrar ao sujeito que, através da prática de atividade física, é possível diminuir o adoecimento psíquico. “Porque o sujeito está se permitindo a descobrir, a se revelar e a conhecer melhor sobre suas capacidades”, destacou.

O psicólogo lembrou um dos exemplos de superação em uma das atividades. “Na canoa havaiana, duas pessoas superaram medos. Uma delas passou por afogamento e não conseguia mais chegar perto do mar. Ela conseguiu superar, também pelo apoio do grupo, do vínculo e de tudo que estava sendo proporcionado ali. No final da atividade teve muito choro e emoção dos participantes. Foi muito emocionante e eu acredito que a grande base do projeto em si é proporcionar ao sujeito essa prática de descoberta que pode provocar algo em sua essência”, apontou o psicólogo Gabriel.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *