Prima Qualitá Saúde promove celebração em homenagem à enfermagem
Programação reuniu profissionais dos cinco contratos para capacitação, reflexão e integração
Para celebrar a semana da enfermagem, a Prima Qualitá Saúde promoveu um dia dedicado a estes profissionais, na última sexta-feira (17/05), no Motorista Futebol Clube em Rio Bonito. A programação, iniciada logo pela manhã, contou com bate-papos e palestras com temas pertinentes à saúde do colaborador, valorização da profissão e engajamento da carreira. O dia ainda foi encerrado com chave de ouro, com celebração, coquetel e música ao vivo.
O evento reuniu profissionais dos sete contratos, divididos em cinco cidades: Saquarema (2), Santa Maria Madalena (1), São Gonçalo (2), Cachoeira de Macacu (2) e Arraial do Cabo (1). O diretor presidente, Matheus Neto, e o diretor de saúde da Prima Qualitá, Ralf Ribeiro, estiveram à frente do evento, participando e acolhendo os presentes, também com falas de apoio e agradecimento.
“Hoje é um dia importante onde nós estamos reunindo os profissionais da enfermagem aqui em Rio Bonito com o objetivo de reconhecer a importância que eles têm para a Prima Qualitá Saúde. Um momento de trazer algumas percepções sobre o momento da carreira, a profissão deles na Prima Qualitá e a importância que eles têm para assistência ao paciente. Às vezes alguns acabam supervalorizando a posição do médico e tiram um pouco da importância que tem o profissional na enfermagem no cuidado e na assistência”, destacou o diretor presidente, Matheus Neto, durante o evento.
O diretor de saúde, Ralf Ribeiro, destacou que a instituição ficou feliz pela realização do evento, onde proporcionaram para as equipes reconhecimento pelas atividades que desempenham nas unidades de saúde.
“A Prima Qualitá não seria o que é hoje sem eles. Atualmente, a gente tem em torno de 3.100 colaboradores e só de enfermagem cerca de 1.500, ou quase 50% desse corpo. E a grande preocupação que a gente trouxe nesse evento era de cuidar deles também, porque a gente sente que muitas das vezes eles são bombardeados por ‘N’ fatores e são seres humanos como qualquer um de nós. Tem as suas dificuldades, as suas tristezas, então foi um momento de acolhê-los também e dar ferramentas para que eles possam enfrentar mais esses desafios do dia a dia”, disse.
Capacitação e reflexão
As palestras do dia contaram com a participação de profissionais com grande experiência para troca de conhecimentos.
A enfermeira apoiadora técnica da Atenção Primária à Saúde e Instituto de Educação e Pesquisa da PQS, Cassandra Soares, explicou que o tema abordado por ela, a autodisciplina, é tudo que um profissional da área assistencial precisa ter na vida pessoal e assistencial.
“Nós trouxemos a possibilidade de um momento de reflexão com relação a como estamos atuando como profissionais, como está sendo a nossa apresentação para o cuidado do próximo, e como está sendo a nossa postura. Então, a fala foi justamente para trazer uma reflexão aos profissionais que estavam aqui presentes, com relação a que de forma desenvolver uma melhor performance”, disse.
A enfermeira Josiane Custódio, falou sobre a importância da comunicação na saúde. “A comunicação efetiva, quando presente entre os membros de uma equipe, facilita o alcance do sucesso da mesma. Pois quanto mais clara e objetiva for a comunicação, haverá menos chances de mal-entendidos, que geram desconforto entre os integrantes e erros na execução de algum procedimento”, comentou.
Gestão emocional: do acontecimento ao impacto, foi o tema abordado pelo gestor de pessoas do Inova Educação, Marcos Dantas. Ele comentou sobre a importância de trabalhar o tema com os profissionais de saúde.
“Como é que a gente lida com as coisas que acontecem no dia a dia e tenta resolver dentro para que não se manifeste fora? A gente sabe a importância disso e como é a pressão e estresse. São várias coisas que acontecem ali dentro do ambiente corporativo e dentro da equipe, e isso acaba afetando a produtividade e a saúde emocional. Então eu acho que a galera se engajou muito durante o evento”, comentou.
Para a enfermeira e psicóloga, Maria Juraci de Andrade Dutra ” Cici”, que é mentora de gestão e assistência da Prima Qualitá, o evento foi importante para conversar com as equipes sobre o impacto da ansiedade e estresse para a enfermagem.
“Falam muito de ansiedade e estresse como se fosse uma coisa comum e não é algo que você toma uma dipirona e passa. Essa tensão e todo o mecanismo que esses eventos produzem, ao longo do tempo, vão impactando na saúde do profissional. E a gente vai caminhando, não que exista uma escala, a gente vai caminhando para algo muito mais intenso que é o suicídio. O suicídio hoje na sociedade, de uma maneira geral, e especialmente entre jovens, tem aumentado muito. E é um outro aspecto que é carregado de estigma e de preconceito”, comentou a enfermeira e psicóloga Cici.
0 comentários