(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Prima Qualitá Saúde participa de seminário estadual sobre enfrentamento do sobrepeso e da obesidade

Por Ayra Rosa em

Governo do Rio elabora políticas públicas e reforça a importância do cuidado integrado da doença

A Organização Social Prima Qualitá Saúde participou do I Seminário Estadual Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade, realizado em dezembro, no auditório do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), no Rio de Janeiro. O evento foi idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O objetivo do encontro entre os municípios foi reforçar a importância do cuidado integrado diante de uma doença complexa e multifatorial, considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A supervisora da nutrição da Prima Qualitá Saúde, Gabriela Sant’Anna, e a apoiadora da Atenção Primária à Saúde, Cassandra Soares, estiveram presentes nas discussões relacionadas ao fortalecimento do conhecimento e a colaboração na busca por soluções eficazes para os desafios relacionados ao sobrepeso e obesidade. Uma valiosa oportunidade de integração entre profissionais de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Diversos temas foram abordados durante o seminário, incluindo a atenção integral a pessoas com sobrepeso e obesidade, a prevalência dessas condições e a construção da linha de cuidados no estado. Além disso, foram discutidos tópicos como a estruturação da Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade (LCSO), as condições institucionais para o cuidado, com resultados do Projeto de Enfrentamento da Obesidade (PEO-ERJ), e a experiência de implantação da linha de cuidado no município de Quissamã.

Estratégias para cuidar

A secretária de Estado de Saúde (SES-RJ), Claudia Mello, que participou da mesa de abertura, reforçou a importância da elaboração de estratégias para a prevenção e o tratamento do sobrepeso e da obesidade.

“Abraçar esse tema é de fundamental importância, especialmente para trabalharmos toda a linha de cuidado desde a atenção primária até uma eventual cirurgia bariátrica. Precisamos aproximar mais o IEDE nesta discussão frente à epidemia que já estamos vivenciando. A Secretaria de Estado de Saúde tem a função de promover a política pública, mas não podemos dispensar a potência da atenção primária. Nosso objetivo é evitar que a obesidade aconteça para abortar a chegada ao processo cirúrgico, especialmente o bariátrico. Temos um protocolo bastante ativo de cirurgias bariátricas no estado. É uma ferramenta muito valiosa, no entanto, é preciso também pensar que não pode ser o único recurso”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *