Prima Qualitá Saúde inicia segunda turma de Green Belt para colaboradores
Formação mais conhecida do Lean Seis Sigma aborda conceitos fundamentais para otimização de processos e resultados nas empresas
Adotado nos contratos desde 2019, pela Organização Social Prima Qualitá Saúde, o Lean Seis Sigma vem engajando pessoas na redução dos desperdícios e melhoria da qualidade e eficiência de seus processos. Um dos cursos realizados para formação dos colaboradores é o Green Belt, que resulta na certificação mais conhecida do Lean Seis Sigma.
Neste mês (abril), a Prima Qualitá iniciou a segunda turma do Green Belt com duração de 80 horas, formada por 21 colaboradores de diversas áreas e terá sua conclusão em novembro de 2023.
O presidente da Prima Qualitá Saúde, Matheus Neto, destacou a importância do investimento em pesquisa, formação e gestão integrada sempre com foco no bom atendimento da população.
“Nosso objetivo é consolidar o Lean como ferramenta institucional de gestão. O Lean imprime potência otimizando os processos e, por isso, queremos que se torne cultura de todos os funcionários na empresa”, ressaltou Matheus Neto.
Otimização e resultados
Na formação são abordados conceitos fundamentais para otimização de processos e resultados nas empresas. A certificação capacita os alunos, tornando-os aptos a analisar e transformar uma grande quantidade de dados em informações valiosas para a tomada de decisão, além de estruturar os processos de forma a eliminar desperdícios, desconexões e problemas crônicos de execução.
“A primeira turma de Green Belt da Prima Qualitá teve como foco trazer para essa discussão mais aprofundada do Lean Seis Sigma para os gestores dos contratos da empresa e também pessoas identificadas com o potencial nas unidades. Não foi um treinamento fácil porque é um conteúdo extenso e difícil, envolvendo desde a análise de dados até a implantação efetiva”, destacou a consultora de Melhoria Contínua da Prima Qualitá Saúde, Ana Zeferino.
Profissionais capacitados
Um profissional, ao certificar-se Green Belt, torna-se uma referência em solução de problemas na organização, passando a ser reconhecido pela excelência. A Prima Qualitá Saúde faz questão de manter e aprimorar esta formação. Na primeira turma, o treinamento foi desenvolvido ao longo do ano passado, formando 20 colaboradores.
Para o colaborador atuante na gestão de suprimentos e logística, Raphael Garcia, que participou da primeira turma do curso do Green Belt, a capacitação agregou muito como ferramenta de melhoria dos fluxos operacionais e de gestão em seu sistema de trabalho. Além de adotar uma nova filosofia de gestão através do Lean.
Eu, que me considero um profissional que procuro a organização como característica basilar para os meus processos, pude compreender de forma mais clara e técnica as ações já utilizadas em minha rotina profissional. Consegui aperfeiçoar os mecanismos de gestão trazendo otimização e resultados mais precisos. Todo o aprendizado e a compreensão do curso foi possível pelo expresso conhecimento, pela didática e metodologia de ensinamento da professora Ana Zeferino. Isso, particularmente, fez toda diferença para tornar o curso tão proveitoso”, elogiou Raphael Garcia.
0 comentários