Prima Qualitá Saúde implanta método Lean em unidades de saúde geridas e comemora avanços
A Organização Social Prima Qualitá Saúde vem implantando a metodologia Lean – modelo de gestão inspirado no sistema Toyota nas unidades geridas. A iniciativa iniciada em 2019 no município de Santa Maria Madalena em 2020 em Saquarema, tem como objetivo inovar e buscar ações de melhoria contínua nas unidades de saúde, melhorando os serviços prestados. Durante esse período, foram treinados 67 profissionais de Saquarema e mais de 30 em Santa Maria Madalena.
“Lean é uma filosofia de vida que foca na redução de desperdícios. Reduzir desperdícios, nessa ótica é sinônimo de atender as expectativas dos clientes, fazendo o melhor uso dos recursos disponibilizados. Podemos dizer que é buscar atender o paciente e seus familiares com mais qualidade e mais rápido, ao mesmo tempo que fazemos isso com mais eficiência no uso dos recursos (humanos e financeiros)”, explicou Ana Zeferino, gestora do método Lean na Prima Qualitá Saúde.
No município de Santa Maria Madalena, onde o sistema foi implantado em 2019, foi apresentado e trabalhado a gestão visual nas unidades: Hospital Basileu Estrela; ESF Arranchadouro; ESF Triunfo; ESF Manoel de Moraes e CAPS II, e foi dado início a implementação dos 5 sensos.
Dentro do conceito, as equipes realizaram as seguintes ações de melhorias: quadro de gestão de ordens de serviço de manutenção; quadro de gestão de medicamentos disponíveis; quadro de gestão de ideias de melhoria; Kanban de abastecimento de materiais; mitigação de contaminação cruzada; quadro de controle de entrega de medicamentos – CAPS; quadro de tarefas da cozinha; e controle de retorno de pacientes.
“Em nossa unidade existiam problemas institucionais referentes à comunicação, organização e andamento de alguns serviços. A partir do momento em que participei do treinamento proporcionado pela Prima Qualitá, ministrado pela Ana Zeferino, me atentei a muitas melhorias que poderiam ser feitas por meio de implementação da filosofia Lean.
Desde então começamos a traçar as possíveis melhorias, passando inicialmente pelo 5S e na sequência elaboramos ideias que auxiliaram no fluxo de serviços, organização e comunicação entre funcionários”, comentou a coordenadora administrativa do Hospital Municipal Basileu Estrela, Miriam Vicente.
Em Saquarema, além da gestão visual, estão sendo trabalhados os 5 sensos nas 16 ESF; Clínica da Mulher. A gestão da Organização Social entendeu que, como primeiro passo dessa jornada, precisa focar no engajamento das equipes e na estruturação e garantia dos processos básicos, a estabilização da estrutura através dos programas 5S e Gestão Visual nas ESF. O segundo passo será implementar melhorias – os Kaizens.
“Antes da chegada da Prima Qualitá tínhamos muitas dificuldades relacionadas ao recebimento de insumos e adequação de padronização na ESF, com isso tínhamos um acúmulo desnecessários para não haver déficit no processo de trabalho diário. A partir da apresentação do conceito Lean pela Ana, podemos ter uma nova visão quanto a real necessidade para evitar os desperdícios, melhorar o ambiente de trabalho e promover organização nos setores, já que temos uma Unidade com uma estrutura física precária e isso acabava causando aglomeração de insumos e muitas perdas. Tanto que tínhamos estoques imensos e dificuldade de organização”, avaliou a enfermeira da unidade de Estratégia de Saúde da Família, de Bicuíba, Genezia Cristina Rocha.
Tudo começou com o desejo do diretor- presidente, Matheus Neto, que buscou unir as melhores práticas do mercado a prestação do serviço público, vivendo assim, os valores da Prima Qualitá.
“Nós estamos promovendo uma transformação cultural em nossa empresa e em unidades geridas, onde os colaboradores que, outrora, vieram do serviço público entendam que a nossa dinâmica, traz a dinâmica do privado. Com seus conceitos de eficiência, eficácia, modernidade, inovação tecnológica, inovação de conceito, e aplicação de ferramentas como o Lean, que sem dúvidas irão fazer com que nossa instituição seja forte e contextualizada com os desafios dos tempos de hoje”, ressaltou o diretor-presidente Matheus Neto.
0 comentários