Prima Qualitá Saúde: cinco anos de compromisso com a excelência na gestão da saúde pública
O mês de abril é especial para a Prima Qualitá Saúde. A organização completa cinco anos de atuação em gestão de saúde pública, celebra as conquistas do passado antenada com o futuro e investe na atualização tecnológica, para se posicionar na vanguarda da assistência médica.
Do primeiro contrato no município fluminense de Santa Maria Madalena para fazer a gestão do Hospital Basileu Estrela a organização chegou a 75 unidades de saúde e assiste uma população de 1.300.000 pessoas, em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, além da capital, com o hospital privado.
“A instituição está se preparando para o futuro por meio de investimentos estratégicos em equipes, tecnologias e processos”, registra Luiz Augusto da Silva Santana, analista operacional e um dos fundadores da organização.
A preparação para o futuro envolve a educação em saúde e é realizada nas instalações do Instituto de Educação Permanente (IEP), com estúdios de gravação e plataforma EAD. O objetivo é uma experiência de aprendizado dinâmica e acessível para os profissionais de saúde.
“A Educação Permanente em Saúde (EPS) é fundamental para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. A proposta se alinha com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e fortalece os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Luiz Augusto.
Superar os desafios iniciais e a continuar avançando
“Recordo-me dos primeiros dias da Prima Qualitá com muita clareza. Começamos com uma equipe pequena, apenas 11 pessoas, assumindo o desafio de gerir unidades de saúde em Santa Maria Madalena. Foi um período de muito trabalho e dedicação. Tínhamos poucos recursos, enfrentávamos obstáculos burocráticos e sabíamos que tínhamos um longo caminho pela frente. Nós acreditamos profundamente na importância do que fazíamos. Sabíamos que estávamos lidando com algo vital: a saúde e o bem-estar das pessoas. Essa convicção nos impulsionou a superar os desafios iniciais e a continuar avançando”, relembrou Luís Augusto.
A partir deste mês, coincidindo com o aniversário, a Prima Qualitá também inicia o serviço de telessaúde nos municípios de Saquarema e Cachoeiras de Macacu, com foco no suporte psicológico para a Atenção Básica e suporte psiquiátrico às equipes assistenciais e pacientes do Hospital Municipal Dr. Celso Martins. A telessaúde abrange diversas modalidades de serviços com uso de tecnologias da informação, incluindo teleconsulta e teleinterconsulta.
A teleconsulta será oferecida em Saquarema, permitindo que pacientes sejam atendidos remotamente por profissionais enquanto a teleinterconsulta, em Cachoeiras de Macacu, envolvendo a comunicação entre equipes hospitalares e especialistas.
Inovação na assistência médica
Ao celebrar os cinco anos de atividade a Prima Qualitá Saúde inicia outra experiência inovadora: a implementação da BI (Business Inteligence) e da Inteligência Assistencial que combinam análise, mineração e visualização de dados e outras práticas que ajudam as organizações na tomada de decisões e facilitam a interação entre a organização e seus pacientes.
Ao adotar tecnologias avançadas e estratégias de análise de dados, a organização posiciona-se na vanguarda da assistência médica, proporcionando um ambiente mais seguro, eficiente e centrado no paciente. Com essa nova abordagem, a Organização Social não busca apenas melhorar os serviços oferecidos, mas também alcançar melhores resultados de saúde para as comunidades que atende.
O assistente administrativo da instituição, Bernardo Gouvêa, tem uma história de superação e gratidão que reflete o espírito resiliente da instituição e de seus colaboradores.
“Olhando para trás, é impressionante observar o progresso que a Prima Qualitá Saúde alcançou ao longo desses cinco anos. De Madalena, expandiu-se para outros cinco municípios (Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Saquarema e Arraial do Cabo) do Estado do Rio de Janeiro, ampliando sua presença e impacto na saúde pública e privada. Hoje, a organização emprega 3.004 profissionais com formação qualificada e experiência em gestão pública e gerenciamento de redes assistenciais”.
Desde os primeiros dias na sede pequena no Rio de Janeiro, Bernardo testemunhou de perto a incrível jornada de crescimento e desafios que a enfrentou.
“Jamais imaginei que veria a instituição alcançar o tamanho e o impacto que tem hoje. E, pessoalmente, nunca poderia imaginar a batalha que eu, pessoalmente, enfrentaria. Tive leucemia. Foi um período muito difícil que me desmotivou profundamente. Mas Deus e meus colegas de trabalho foram minha luz nesse momento sombrio. Eles se mobilizaram, se motivaram e até doaram sangue para mim. Isso me deu força para continuar e enfrentar tudo. Para mim, a instituição não é apenas um local de trabalho. É uma família que se importa e se apoia mutuamente. Os valores de solidariedade e compromisso social estão enraizados em nossa cultura, e isso é algo pelo qual sou imensamente grato”, comentou.
Transforma vidas através de projetos sociais
Além da preocupação com a atualização tecnológica a Prima Qualitá Saúde também tem impactado positivamente uma boa parte da população vulnerável, apoiando ou desenvolvendo projetos sociais. Desde a assistência a idosos até programas esportivos e campanhas sazonais, a organização tem mostrado um compromisso sólido com o bem-estar das comunidades onde atua.
0 comentários