Prima Qualitá Saúde atende população quilombola em Quissamã
O Posto de Saúde de Manchadinha, na zona rural do município de Quissamã, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, é administrado pela Prima Qualitá Saúde em parceria com a Prefeitura. A unidade faz parte da rede de atenção básica do município e atende uma população diversa, principalmente, comunidades quilombolas e moradores da área pesqueira do bairro Beira de Lagoa.
Atualmente, o posto possui 943 usuários cadastrados, dos quais 652 são quilombolas provenientes dos bairros Machadinha, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Mutum e Sítio Boa Vista. Na área quilombola de Machadinha, há 162 usuários cadastrados que residem nas antigas senzalas. A área de abrangência do agente comunitário de saúde Marciano Ribeiro cobre 340 quilombolas, enquanto a agente Maria Elena Silva atende 312 quilombolas de outras localidades.
A gerente do posto, Ana Carolina Maia, destaca a importância dos serviços prestados: “Nosso objetivo é garantir o acesso da população a um atendimento de saúde eficiente e humanizado, especialmente nas comunidades quilombolas que dependem diretamente da nossa unidade. Além disso, que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade e que possamos suprir as necessidades básicas de saúde da comunidade, especialmente nas áreas mais vulneráveis, como os quilombos”, comentou.
O posto oferece consultas do médico de família e com atendimento domiciliar. Além disso, realiza consultas de enfermagem, coleta de exames citopatológicos, pré-natal e testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites B e C, com resultados de aproximadamente de 20 minutos. Em caso de diagnóstico positivo, os pacientes são encaminhados para o programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e tratados de forma confidencial.
A unidade conta ainda com consultas pediátricas e atendimento nutricional, focado em obesidade, gestantes, idosos e a população em geral. O tratamento odontológico é oferecido com quatro vagas diárias para emergências. Além disso, o posto tem uma farmácia que disponibiliza medicamentos considerados básicos.
Para emergências, o posto faz contato com o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMML) de Quissamã via rádio, e as ambulâncias são acionadas para atendimento rápido. A vacinação de rotina, incluindo COVID-19, é realizada no posto e a vacinação de campanha acontece aos sábados, conforme o calendário do Ministério da Saúde.
O casal de quilombolas, Everton Fernandes de Jesus, 24 anos, e sua esposa Cassandra Rodrigues, 28 anos, moradores de Machadinha, recentemente buscaram atendimento no posto para sua filha Pérola Rodrigues Fernandes, de 25 dias. “Viemos aqui preocupados com a saúde da nossa filha, e o atendimento foi rápido e acolhedor. Isso nos tranquiliza como pais. A gente veio porque nossa filha estava com um probleminha de saúde e fomos atendidos rápido. Saímos mais tranquilos, sabendo que ela foi bem cuidada”, disse Everton. Cassandra acrescentou: “É importante ter esse apoio aqui perto, faz a diferença”, afirmou.
Texto: Rodrigo Da Matta
Fotos: Reynaldo Félix