Pacientes do Hospital NS de Nazareth, em Saquarema, recebem visita de personagens no Dia das Crianças
Ação contou com a participação de voluntários e colaboradores da unidade
Os colaboradores do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, de Saquarema, fizeram uma divertida surpresa para seus pequenos pacientes no último final de semana, onde foi comemorado o Dia das Crianças. As personagens Minnie Mouse e Branca de Neve visitaram a pediatria da unidade hospitalar e distribuíram presentes e muitos sorrisos. A dupla de voluntários do projeto Saving Lives Brasil também fez a alegria dos adultos.
As equipes da Prima Qualitá Saúde, que administra a unidade junto com a Secretaria Municipal de Saúde, sempre buscando oferecer um atendimento cada vez mais humanizado para a população.
A psicóloga do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, Luciana Brasil, explicou que esse tipo de trabalho dentro de um hospital é fundamental no processo de internação dos pacientes e seus familiares, porque torna a hospitalização mais leve e permite o paciente embarcar na fantasia, eternizando esse momento de alegria e descontração.
“É gratificante ver o olhar de encanto das crianças, a surpresa e felicidade dos adultos e a vibração contagiante dos nossos colaboradores. E nessa hora somos todos crianças e tudo vira uma festa. Ainda sob o ponto de vista psicológico, além de melhorar o bem-estar emocional, pode ser uma saída de enfrentamento, neste contexto hospitalar”.
A Comissão de Humanização, buscou parceria com o projeto Saving Lives Brasil, que são personagens voluntários que levam conforto aos pacientes através da interações de personagens animados.
Comissão de Humanização
O hospital atualmente conta com uma Comissão de Humanização para intensificar ainda mais as práticas humanizadas no dia a dia.
“Esta ação é uma das propostas que surgiu a partir de reunião multidisciplinar, da comissão de humanização da unidade, que acontecem mensalmente no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, coordenadas pelo diretor administrativo. O objetivo é reduzir o desgaste emocional frente à hospitalização, tornando o ambiente mais agradável e o processo de internação mais humanizado”, completou a psicóloga Luciana Brasil.
Texto: Ayra Rosa