Noite de solidariedade no Cristo Redentor: uma luz pela responsabilidade social
Uma cerimônia aos pés do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, iluminado em azul
simbolizando esperança e solidariedade, marcou o lançamento das campanhas “Eu Sou
Cidadão Solidário” e “Imposto Solidário”, com o objetivo de incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda a instituições sociais.
A Prima Qualitá Saúde, representada por seu presidente Matheus Neto, participou do
lançamento ao lado dos representantes da Receita Federal, do Conselho Regional de
Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/RJ).
“Esta é uma forma direta e eficaz de exercer cidadania e solidariedade, transformando obrigações fiscais em atos de amor e preocupação social”, destacou Matheus Neto durante o evento.
A presença da Prima Qualitá nas campanhas não apenas simboliza o apoio da organização a essa causa, mas também reforça o papel das organizações sociais nas soluções dos problemas que afetam a sociedade.
A cerimônia no Cristo Redentor também serviu para destacar o trabalho das instituições
parceiras na gestão dos recursos e na implementação de políticas que fazem a diferença na
vida dos mais vulneráveis. Com a cidade do Rio de Janeiro como pano de fundo, a cerimônia no Cristo Redentor simboliza um momento de reflexão sobre a importância da
responsabilidade social corporativa e individual.
Como ajudar
Incentivar a destinação do Imposto de Renda para instituições sociais é mais do que um ato de caridade; é um investimento no futuro da sociedade, promovendo a igualdade, a proteção e o desenvolvimento sustentável.
Como funciona
Na declaração de imposto de renda, qualquer pessoa física pode direcionar até 3% do imposto devido para os Fundos de Proteção às Crianças e Adolescentes, e mais 3% para os Fundos de Proteção aos idosos, como pessoa física. E o melhor: isso não acarreta custo adicional para o contribuinte. Os montantes destinados aos Fundos são subtraídos do total do imposto devido, o que significa que o cidadão não paga mais imposto e mantém o valor da restituição.
Para pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, também é possível incentivar as mesmas
atividades e fundos. O percentual de doação para pessoas jurídicas é de 1%. Os valores podem ser deduzidos do imposto devido na contabilidade e escrituração da empresa.
Em 2023, o potencial de destinação social do imposto de renda para o estado do Rio de Janeiro foi de R$ 1,5 bilhão, no entanto, apenas R$ 12,88 milhões foram direcionados para causas sociais. Isso significa que menos de 1% do valor foi alcançado.
O prazo para submissão da declaração do Imposto de Renda se iniciou no dia 15 de março, e encerra-se em 31 de maio. É o momento de contribuir ainda mais para aqueles que mais
necessitam.
0 comentários