Iniciativa de pensamento Lean é implementado nas unidades da Prima Qualitá Saúde
A Organização Social Prima Qualitá Saúde está implementando o Pensamento Lean em suas unidades de saúde. Esta abordagem de gestão visa maximizar o valor ao cliente e minimizar desperdícios.
A consultora de Melhoria para a Prima Qualitá Saúde, Ana Zeferino, explica que o valor é definido pela satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, que na área da saúde incluem pacientes, suas famílias e órgãos reguladores. “Nosso objetivo é alinhar os processos de saúde às necessidades dos pacientes e melhorar a eficiência, reduzindo desperdícios”, comenta.
A abordagem Lean trabalha com a eliminação de oito tipos de desperdícios: espera, movimentação em excesso, estoques em excesso, super processamento, erros, transporte em excesso, superprodução e talento não utilizado. Dentre os métodos que fazem parte da abordagem Lean, estão o 5S (5 sensos), a gestão visual e o Kanban. O 5 sensos contribuem para a estruturação do ambiente e dos processos de trabalho, bem como para o engajamento das equipes no processo de melhoria contínua. A gestão visual inclui sinalizar os ambientes, promovendo uma comunicação através dos ambientes. E o Kanban ajuda a fazer fluir as atividades.
A liderança desempenha um papel crucial na implementação do Pensamento Lean fornecendo direcionamento e apoio ao desenvolvimento das competências e práticas necessárias para a gestão eficiente dos recursos e processos.
A aplicação dos métodos e ferramentas Lean busca tornar os processos mais eficientes, beneficiando tanto os pacientes quanto a administração das unidades de saúde da Prima Qualitá Saúde.