Excelência em cuidados de saúde é tema de seminário da Prima Qualitá Saúde
No contexto do Dia Mundial da Segurança do Paciente, Organização Social reúne profissionais para conscientizar e engajar práticas de qualidade
A Organização Social Prima Qualitá Saúde promoveu o seminário “Excelência em Cuidados de Saúde: Engajando Profissionais e Pacientes na Busca pela Qualidade e Segurança”, na última semana (15/09). Com o objetivo de conscientizar sobre práticas de qualidade e segurança, o evento celebrou o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro.
“Engajar pacientes para a segurança do paciente” é a temática de 2023, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) escolheu o slogan “Vamos fazer ouvir a voz dos pacientes”.
Para o presidente da Prima Qualitá Saúde, Matheus Neto, a iniciativa destaca a relevância dos pacientes, familiares e cuidadores para assegurar a integridade nos cuidados de saúde.
“Fico orgulhoso em ver o time da Prima Qualitá se aperfeiçoando em temas tão importantes como a segurança do paciente e a atuação focada no atendimento de qualidade e melhoria contínua”, comentou.
Dentro do seminário, temas essenciais foram debatidos, como a relevância do Dia Mundial da Segurança do Paciente em uma perspectiva global”; o papel crucial de pacientes e profissionais no aprimoramento dos cuidados de saúde; as orientações sobre adaptação de práticas para cumprir metas de segurança, com foco na criação e robustez dos Núcleos de Segurança do Paciente; e os exemplos práticos de como o engajamento é efetivo em ambientes de saúde.
Ainda no seminário, foi realizada a capacitação para ação de recursos para que os participantes possam lançar iniciativas de engajamento em suas instituições; estímulo aos participantes a priorizar a qualidade e segurança nos cuidados; e disponibilização de espaço para continuação da troca de experiências pós-evento.
O seminário alinha-se a conceitos essenciais da segurança do paciente, como as Metas Internacionais de Segurança do Paciente e os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
0 comentários