Dentistas das ESFs de Saquarema promovem ações de conscientização contra do câncer bucal
Atividades nas unidades de saúde foram direcionadas para idosos e adultos durante a primeira semana de abril
Abril é o mês de conscientização contra o câncer, e para alertar ainda mais a população sobre os cuidados preventivos, sinais e sintomas da doença, a Prima Qualitá Saúde, através das equipes de Saúde Bucal de Saquarema, promoveu diversas atividades interativas sobre o câncer de boca. Os dentistas das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuaram na primeira semana do mês com roda de conversa, sala de espera, palestra educativa, além da criação de um “Dia D” realizado no dia 05/04.
“Oportunizamos atividades voltadas para a prevenção do câncer de boca já que dia 7 do mês seria a data oficial da campanha contra o câncer. Como pensamos em dar foco à saúde bucal, conversei com os dentistas para estarem realizando atividades voltadas para a temática e foram promovidas ações estratégicas como: roda de conversa, sala de espera e palestras educativas para sensibilizar a população, principalmente idosos e adultos”, comentou o supervisor da odontologia pela OS de Saquarema, Rodrigo Pires.
Dentre as atividades que ganharam destaque no “Dia D”, a ação com idosos, promovida pela ESF Bacaxá, no Centro Dia, ganhou vez. Foi realizada uma roda de conversa sobre prevenção do câncer bucal e tabagismo com a equipe multiprofissional. A iniciativa também contou com a parceria e apoio das coordenações da Saúde do Homem e do Idoso, além do Programa de Tabagismo do município. Foram distribuídos panfletos e kits de higiene bucal durante a ação muito animada.
Riscos aumentados, segundo o INCA
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulgou em seu relatório anual (2023) de incidência de câncer no Brasil, que em 2020, ocorreram 6.192 óbitos por câncer da cavidade oral, correspondendo a um risco de morte de 2,92 por 100 mil habitantes. Os principais fatores de risco para o câncer bucal e parte dos tumores de orofaringe são o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
A obesidade e o baixo consumo de frutas e legumes estão associados ao risco aumentado de câncer de boca e faringe. A exposição solar prolongada sem proteção é o principal fator de risco para o câncer de lábios. Uma fração 48 dos tumores de orofaringe é relacionada à infecção pelo HPV, com influência também no prognóstico. A estratégia de detecção precoce para o câncer de boca recomendada no Brasil é o diagnóstico precoce das lesões suspeitas.
0 comentários