CTI do Hospital de Arraial atende 300 pacientes em menos de oito meses
Desde a inauguração do novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Geral de Arraial do Cabo, no início de julho do ano passado, até o dia 28 de fevereiro de 2025, a unidade já prestou assistência a 300 pacientes. O serviço, que atende não apenas moradores da cidade, municípios vizinhos de toda a Região dos Lagos e turistas, representa um avanço expressivo na saúde local.
O CTI, administrado pela Prima Qualitá Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, eliminou a necessidade de deslocamento de pacientes graves para outros municípios. Agora, moradores de Arraial do Cabo contam com atendimento especializado sem precisar buscar suporte médico fora da cidade.
A coordenadora do CTI do Hospital Geral de Arraial do Cabo, Kamilla dos Santos, ressaltou a relevância desse avanço para a saúde do município: “A reabertura do CTI é um marco histórico para nossa cidade. Durante décadas, pacientes em estado crítico precisavam ser transferidos para outras localidades, enfrentando deslocamentos demorados, viagens longas e de difícil acesso aos familiares. Agora, podemos garantir um suporte imediato e de qualidade, dentro dos mais altos padrões de segurança e eficiência. Esse avanço representa mais dignidade e esperança para os pacientes e suas famílias, além de fortalecer a estrutura de saúde do município”, comentou.
O atendimento a pacientes na rede pública de saúde segue condicionado à disponibilidade de vagas no sistema de regulação estadual, o que muitas vezes resulta em demora no encaminhamento para unidades especializadas. Atualmente, o cenário hospitalar conta com uma sala de acolhimento destinada aos familiares, além da possibilidade de visitação em dois horários: à tarde e à noite.
Além disso, só realiza transferências de pacientes quando não tem a disponibilidade da especialidade necessária para o atendimento. Dentro do contrário, acompanhamos o paciente em todo o processo, desde a reabilitação até a alta referenciada. Para garantir um tratamento mais completo, a unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, nutricionistas e oftalmologistas, entre outros profissionais de saúde.
Totalmente equipada com tecnologia de ponta, a unidade foi projetada para oferecer suporte intensivo a pacientes adultos que necessitam de monitoramento constante. O CTI conta com dez leitos hospitalares, dez ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos, bombas infusoras, carrinhos de parada com insumos essenciais, eletrocardiógrafos, cardioversores e um mobiliário hospitalar moderno e eficiente.
Relatos de pacientes e familiares
Desde sua reativação, o CTI tem salvado vidas e garantido a recuperação de diversos pacientes. Um dos exemplos mais marcantes é o do senhor Carlos Henrique Silva, de 67 anos, que chegou à unidade com um quadro grave de pneumonia. Após um período de internação, ele pôde retornar para casa totalmente recuperado, graças ao atendimento especializado da nova estrutura.
“Quando meu pai ficou doente, ficamos desesperados, pois, antes, precisaríamos levá-lo para outro município, e isso poderia ter sido fatal. Mas, com o CTI aqui, ele recebeu todo o suporte necessário sem precisar sair de Arraial do Cabo. A equipe médica foi impecável, prestando um atendimento humano e de excelência. Hoje, meu pai está em casa, saudável e grato por receber esse cuidado próximo da família. Há alguns anos, um amigo meu precisou transferir o pai para São Gonçalo em uma situação semelhante, o que tornou tudo ainda mais difícil. Ter esse serviço na nossa cidade faz toda a diferença”, relatou emocionado Rafael Silva, filho do paciente.
Uma obra esperada por décadas
A revitalização do Hospital Geral de Arraial do Cabo iniciou em maio de 2023. A primeira etapa das reformas, concluída em agosto do mesmo ano, contemplou a recepção do pronto-socorro e a ala pediátrica. Além disso, foi construída uma nova rampa de acesso ao CTI e realizadas melhorias nos vestiários, na rouparia, na copa, nos banheiros com acessibilidade, na farmácia e na sala de equipamentos. As instalações elétricas e hidráulicas também foram modernizadas para garantir eficiência e segurança no atendimento.
Antes da reforma, o CTI atendia pacientes graves e realizava suas transferências pelo sistema de regulação estadual conforme o protocolo e a Unidade de Pacientes Graves (UPG) funcionava de forma adaptável. Com a reabertura, Arraial do Cabo entra em um novo patamar no atendimento médico intensivo, oferecendo suporte de alta complexidade a quem precisa.
TEXTO: RODRIGO DA MATTA