Criar para curar: projeto em Saquarema busca incentivar novas práticas manuais para promover saúde mental e motora
Projetos voltados para a realidade e costumes de cada região vão muito além de campanhas mensais, eles promovem interação e muitos benefícios para a saúde, como o grupo “Criar para Curar”, em Saquarema. A iniciativa é da Equipe Multiprofissional (eMulti) de Saquarema em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Bacaxá, ambas geridas pela Organização Social Prima Qualitá Saúde.
Nesse projeto são desenvolvidos trabalhos em grupo através do crochê, onde os profissionais de saúde buscam a interação entre os usuários, ensinando também um novo estilo de vida.
O objetivo do encontro é promover a saúde mental, também com atenção e visando benefícios para a coordenação motora, o alongamento, e o fortalecimento para os movimentos repetitivos, prevenindo a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
“O projeto visa a saúde mental dos idosos através do artesanato e a interação entre o grupo, motivando-os a apreenderem algo novo e incentivando a troca de experiências entre eles. Dessa forma tiramos o idoso de casa e os incluímos em um novo ciclo social”, explicou a fisioterapeuta Queli Marins, idealizadora do projeto.
Texto: Ayra Rosa
0 comentários