Central de Marcação garante agilidade e organização no atendimento à população de Saquarema
A população de Saquarema conta com um sistema eficiente e bem estruturado para o agendamento de consultas, exames e procedimentos médicos: a Central de Marcação. Sob gestão da empresa Prima Qualitá Saúde, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço tem sido um importante aliado no acesso à rede pública de saúde da cidade.
Instalada nas dependências da Central do Cidadão, no bairro Bacaxá, a unidade realiza o agendamento de todas as especialidades pediátricas na Clínica da Criança, consultas médicas com especialistas, exames como raio-x e eletrocardiograma na Policlínica Municipal.
Além de procedimentos de diagnóstico no Centro Municipal de Diagnóstico, atendimentos voltados ao público feminino na Clínica da Mulher e marcação de cirurgias, ressonâncias, tomografias e demais procedimentos no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth.
De acordo com a coordenadora da Central de Marcação, Vivian Nunes, o serviço tem como prioridade garantir praticidade e acolhimento aos usuários do sistema único de saúde. “Nosso maior compromisso é com o cidadão. A Central foi criada para centralizar e facilitar o acesso aos serviços especializados de saúde, promovendo maior organização e agilidade no atendimento. Trabalhamos diariamente para reduzir filas, evitar deslocamentos desnecessários e garantir que cada paciente receba o cuidado que precisa no tempo certo”, explicou Vivian.
A rapidez no atendimento tem surpreendido os pacientes. É o caso de Carlos Henrique dos Santos, morador do bairro Porto da Roça, que recentemente teve sua consulta marcada com agilidade. “Eu levei meu encaminhamento na segunda-feira e, no mesmo dia, já saí com a data do meu exame marcado. Achei tudo muito organizado, fui atendido com educação e rapidez. Antigamente, a gente ficava semanas esperando uma resposta. Hoje, com esse novo sistema, tudo ficou mais simples. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pela atenção que recebi. Dá gosto ver o serviço público funcionando assim”, afirmou o senhor de 56 anos.
Fluxo de agendamentos
Para agendar consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos, o cidadão deve procurar a unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. Nos casos em que o bairro ainda não conta com cobertura da ESF, é necessário obter um encaminhamento médico para comparecer à Central, localizada na Avenida Saquarema, n.º 5.481, próximo ao Terminal Rodoviário do Horto, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
TEXTO: RODRIGO DA MATTA
FOTOS: REYNALDO FÉLIX