(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Arraial do Cabo recebe capacitação sobre o Programa Saúde Brasil 360º e o indicador C1 – Mais Acesso

Por Ayra Rosa em

A Prima Qualitá Saúde está realizando capacitações voltadas ao Programa Saúde Brasil 360º – Boas Práticas: C1 Mais Acesso, com o objetivo de qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde diante das mudanças no modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Arraial do Cabo, o treinamento foi realizado na Escola Estadual Frederico Villar, e reuniu profissionais das oito unidades de Atenção Primária do município, contemplando supervisores de APS, enfermeiros, gerentes administrativos de Unidades Básicas de Saúde (UBS), cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, profissionais administrativos e agentes comunitários de saúde (ACSs.)

A capacitação foi ministrada por Rafaela Cardoso, enfermeira, professora e instrutora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Prima Qualitá Saúde. Durante os encontros, os participantes foram apresentados ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que entra em vigor a partir de 2026, após um ano de transição em 2025, trazendo novos indicadores definidos pelo Ministério da Saúde.

A atividade teve início com a exibição de um vídeo explicativo sobre a proposta do Programa Saúde Brasil 360º, seguida de momentos de diálogo, troca de experiências e aprofundamento teórico. O foco principal foi o indicador C1 – Mais Acesso, primeiro dos 15 indicadores previstos no novo financiamento, voltado especialmente para as equipes de Saúde da Família.

Segundo a instrutora Rafaela Cardoso, o tema é extremamente relevante para o momento vivido pela Atenção Primária no país.

“Esse tema é extremamente importante no momento. Os profissionais da Atenção Primária precisam estar esclarecidos sobre a nova proposta de financiamento do Ministério da Saúde, que impacta diretamente o repasse de recursos e o desenvolvimento das atividades das equipes. É fundamental que as equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e eMulti estejam treinadas e qualificadas para atuar de forma alinhada ao que é esperado, atendendo às necessidades da população e qualificando o cuidado”, destacou.

Ainda de acordo com a instrutora, o diferencial do Programa Saúde Brasil 360º está no fato de os indicadores envolverem não apenas as equipes de Saúde da Família, mas também as equipes de Saúde Bucal e eMulti. “São sete indicadores para as equipes de Saúde da Família, seis para a Saúde Bucal e dois para as equipes eMulti. Por isso, é essencial que todos os profissionais estejam apropriados desse conteúdo, garantindo resultados consistentes e alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde”, completou.

Texto: Ayra Rosa