Arraial do Cabo realiza 1° Simpósio Institucional de Atenção Primária à Saúde
Encontro focou em estratégias integradas para fortalecimento da rede
A Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo, em parceria com a Prima Qualitá Saúde, promoveu no dia 14/07, o 1° Simpósio Institucional de Atenção Primária à Saúde (APS) do município. O evento reuniu aproximadamente 48 profissionais da rede municipal de saúde com o objetivo de fomentar o diálogo e a construção coletiva de estratégias voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos programas ligados às equipes de Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal.
A iniciativa teve como foco central o desenvolvimento de ações capazes de impulsionar os indicadores ministeriais e ampliar a resolutividade do cuidado centrado no sujeito, com ênfase na população em situação de vulnerabilidade.
O simpósio marca um passo importante na consolidação de um modelo de gestão colaborativo e participativo, integrando profissionais e gestores em torno de um cuidado mais eficiente, humano e alinhado com as diretrizes do SUS.
Participaram da abertura e das atividades do simpósio o secretário Municipal de Saúde, Jorge Diniz, a subsecretária Municipal de Saúde, Nataly Queiroz, a gerente de contrato da Prima Qualitá, Maria Dalva, a gerente de saúde, Rafaela Oliveira, a diretora de APS, Sandra Cristina, e a apoiadora técnica da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SAPS/SES), Francisca Regilene.
Maria Dalva, gerente de contrato da Prima Qualitá Saúde, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da Atenção Primária no município.
“Esse simpósio representa um momento valioso de escuta e construção coletiva. A Prima Qualitá Saúde acredita na força do trabalho em rede e na valorização dos profissionais da ponta. Através do diálogo e da troca de experiências, conseguimos alinhar estratégias que impactam diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade”, disse.
TEXTO: AYRA ROSA