(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

Ação de saúde preventiva mobiliza alunos em Santa Maria Madalena

Por Ayra Rosa em

Em uma iniciativa conjunta, a Prima Qualitá Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena realizaram uma importante atividade voltada ao bem-estar infantil na Escola de Ensino Infantil Pingo de Gente. A ação teve como objetivo o monitoramento do desenvolvimento físico das crianças, por meio da aferição de medidas corporais, além da verificação e atualização das cadernetas de vacinação.

Responsável pela administração das unidades que compõem a rede de Atenção Básica no município, a Prima Qualitá, em colaboração com a pasta da Saúde local, reforça com essa mobilização seu compromisso com a promoção da qualidade de vida da população desde a infância.

A iniciativa foi conduzida pela enfermeira do Posto de Saúde da Família (PSF) Colombiano, localizado no bairro Arranchadouro, Joana D’arc, com apoio da equipe de imunização da cidade. A presença de profissionais qualificados e o ambiente acolhedor da escola favoreceram a realização das avaliações de forma tranquila e segura.

O coordenador da Atenção Primária pela Prima Qualitá Saúde, destacou a relevância do trabalho contínuo em ambientes escolares, Elivelton Machado, que o papel vai além da assistência nas unidades de saúde. “Ao trazermos ações como essa para dentro das escolas, conseguimos alcançar as famílias de maneira mais efetiva, identificar precocemente possíveis problemas e garantir que as crianças estejam com sua saúde em dia. É fundamental reforçar a importância da vacinação e do acompanhamento regular do crescimento infantil”, comentou.

Para a enfermeira do Posto de Saúde da Família (PSF) Colombiano, localizado no bairro Arranchadouro, Joana d’Arc, o momento foi mais do que técnico — foi uma troca de cuidados e confiança. “É muito gratificante perceber a receptividade dos pais e responsáveis. A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar, e estar aqui hoje, verificando o desenvolvimento das crianças e orientando as famílias, mostra que estamos no caminho certo. Além disso, conseguimos identificar algumas pendências vacinais e orientar quanto à regularização, o que contribui significativamente para a proteção coletiva”, afirmou.

As famílias também reconheceram o valor da iniciativa. A dona de casa Luciana Pereira, mãe da pequena Ana Clara, de quatro anos, elogiou o projeto. “Achei maravilhoso! Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba deixando passar uma vacina ou um exame. Ter esse atendimento aqui na escola facilita muito pra gente e mostra que tem uma equipe preocupada com nossos filhos. Foi tudo muito organizado, e minha filha se sentiu acolhida. Só tenho a agradecer!”, contou.

TEXTO: RODRIGO DA MATTA