Comissões de Ética Médica são formadas nos hospitais de Saquarema e Arraial do Cabo

Por Ayra Rosa em

Prima Qualitá Saúde é responsável pela formação das comissões do CREMERJ nas unidades de saúde

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) promoveu as eleições para empossar, posteriormente, as Comissões de Ética Médica do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, de Saquarema, e ao Hospital Geral de Arraial do Cabo, no mês de maio. A Organização Social Prima Qualitá Saúde foi responsável pela organização das comissões que foram formadas pela primeira vez nessas unidades de saúde.

As comissões foram compostas por diretores médicos, três membros efetivos e mais três suplentes. A cerimônia de posse aconteceu na sede da Associação Médica da Região dos Lagos, no município de Cabo Frio, reunindo representantes de mais outros seis hospitais.

“É a primeira vez que esses hospitais têm Comissões de Ética estabelecidas e certificadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. As Comissões têm como premissa certificar o bom atendimento, verificar as condições de trabalho e, em casos que se faça necessário, avaliar a conduta médica para que essa seja fiscalizada e eventuais suspeitas ou omissões sejam tratadas através de processo administrativo junto ao CREMERJ”, explicou o consultor médico da Prima Qualitá Saúde, Dr. Carlos Magno Menezes.

O Dr. Carlos Magno Menezes ainda destacou que essa é uma ferramenta importante onde se investiga qualquer situação suspeita ou denúncia. Lembrando que qualquer denúncia feita sobre o ato médico não pode ser anônima.

“O outro papel da Comissão de Ética é nortear o trabalho médico dentro da unidade, assim como a qualidade das estruturas que o médico precisa, como laboratório, para que ele possa exercer a atividade médica com segurança”, completou.

Função educativa, fiscalizadora e investigatória

Segundo o CREMERJ, as Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos do próprio Conselho dentro das instituições de assistência à saúde. Suas funções são educativas, fiscalizadoras e investigatórias do desempenho ético da Medicina. Elas possuem autonomia em relação à atividade administrativa e diretiva da instituição. As normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica são estabelecidas pela Resolução CFM 2152/2016.

Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo – CRM PJ 102603-8

Diretora técnica: Renata Lopes Natividade Japhet.

Membros efetivos: Elaine Correio dos Santos Rodrigues da Costa, Bruno Alpacino Vendrame Reis, Daniel Monteiro Bittencourt Nepomuceno.

Membros suplentes: Júlia Alfradique Pinto de Azevedo, Ursula Silva dos Santos e Jose Maria Lopes Natividade Japhet.

Hospital Geral do Arraial do Cabo – CRM PJ 104156-8

Diretor técnico: Rafael de Araujo Medina.

Membros efetivos: Ferdinand Duenas Cabrera, Thais Milagres Avellar e Pryscilla Rodrigues Won-held.

Membros suplentes: Maria Carolina Dalboni Lemos Amaral, Marcos Leal Buenaga e Carla Beatriz dos Santos Amat Nunes.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *