Após um ano inaugurada, UPA de Papucaia registra mais de 150 mil atendimentos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Papucaia, também conhecida como UPA da Ribeira, no município de Cachoeiras de Macacu, comemorou no início de 2023, seu primeiro ano de serviços de saúde prestados à população da região. Até fevereiro, mais de 150 mil atendimentos foram registrados na unidade que tem gestão compartilhada com a Organização Social Prima Qualitá Saúde.
A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento foi uma grande conquista para os cachoeirenses, que por anos ficaram na expectativa de mais um aparelho público de saúde. Segundo a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, o município quase precisou devolver os recursos usados para a sua construção, após vários anos abandonada.
‘’Quando iniciada as obras da Unidade de Pronto Atendimento, a população desejou muito que a obra fosse concluída, porém a mesma ficou estagnada por pelo menos 6 anos. Após todo esse período, a atual gestão conseguiu finalmente realizar a entrega dessa tão desejada unidade. E quando você para, olha, e percebe que o sonho de muito tempo se materializou e tornou-se realidade, percebe que o benefício não é somente para a população cachoeirense e sim também para os moradores de cidades vizinhas, com atendimento 24 horas. Hoje os moradores de Papucaia e do entorno não precisam se deslocar para outros locais, tendo à disposição uma unidade que presta serviços humanizados de qualidade”, destacou a coordenadora administrativa da UPA de Papucaia, Marcília Cardoso Gomes.
Equipada e capacitada
A UPA de Papucaia conta com equipe multiprofissional com médicos clínicos, pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem, assistentes sociais, além de radiologia, farmácia e equipe de apoio administrativo. São 10 leitos distribuídos em salas vermelha, amarela e pediátrica, sala para isolamento, sala de hidratação, raio-x, laboratório, farmácia e eletrocardiograma. A Unidade trabalha em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
0 comentários