Prima Qualitá Saúde presenteia colaboradores incentivando práticas sustentáveis
A Organização Social Prima Qualitá Saúde pensando em presentear seus colaboradores e levar incentivo às práticas sustentáveis, está distribuindo lindas canecas, durante o mês de dezembro. As canecas chegam para diminuir o consumo de copos descartáveis e produção de lixo no local de atuação de trabalho dos funcionários diretos e terceirizados de todas as unidades geridas pela Organização Social, além dos colaboradores PJs.
“A Prima Qualitá Saúde também em reconhecimento e lembrança aos nossos colaboradores no final de 2022, estamos presenteando a todos com canecas. E essas canecas vem também para atender as nossas iniciativas sustentáveis com responsabilidade ambiental para diminuir o uso de copos descartáveis. Tanto de água como de café. Essas canecas são um presente que vem do coração da diretoria da empresa para cada um dos seus colaboradores também com o objetivo de atender os desafios socioambientais que o nosso mundo vive”, ressaltou o diretor presidente da Prima Qualitá Saúde, Matheus Neto.
Colaboradora engajada na iniciativa, a supervisora de Nutrição da Prima Qualitá Saúde, Gabriela Sant’Anna, que destacou após a análise do alto consumo de copos descartáveis, foi pensado numa alternativa mais saudável que tivesse menor impacto ambiental. “Considerando nossos valores, nossa responsabilidade social e a intenção de ser uma empresa sustentável, decidimos pela distribuição das canecas, que foram feitas com muito carinho e acreditamos estar no caminho certo”, destacou Gabriela Sant’Anna.
O coordenador administrativo do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, de Saquarema, Francisco João da Fonseca Júnior, agradeceu o presente em nome de sua equipe e elogiou a iniciativa.
“A caneca representa uma das inúmeras formas de valorização do corpo profissional de saúde das unidades de Saquarema, visto que esses profissionais praticam em suas vidas o ato de ajudar a vida de outros e fazem isso sem pensar duas vezes. A instituição tenta transparecer outras formas de valorização de seus colaboradores, via atos de apoio psicológico, suporte e segurança, capacitação profissional e compreensão das rotinas de trabalho, além de promover a gestão verde dentre seus processos, visto a diminuição do consumo de descartáveis com a utilização deste item”, comentou o coordenador Francisco.
De mãos dadas pelo meio ambiente
De acordo com a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), no Brasil 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo todos os dias e, em média, uma pessoa consome quatro copos descartáveis por dia. A supervisora de Nutrição da Prima Qualitá Saúde, Gabriela Sant’Anna, explicou que alguns pontos foram importantes para a decisão de substituir descartáveis por canecas de louças e que devem ser compartilhados para conhecimento:
- Para produzir um copo descartável podemos utilizar até 3 litros de água, o que significa muito mais consumo de água do que para lavar uma caneca;
- Na fabricação de descartáveis gastamos também energia elétrica e petróleo;
- Quando uma bebida quente entra em contato com copos descartáveis é liberada uma substância chamada estireno em uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Essa substância é conhecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) como um possível cancerígeno, capaz também de proporcionar outros males, como dores de cabeça, cansaço, depressão, sonolência, agressividade, hiperatividade, perda auditiva e problemas neurológicos;
- Os descartáveis poluem o meio ambiente e estima-se que 80% do lixo dos mares são plásticos, que causam morte de espécies marítimas;
- O plástico pode demorar 400 anos para se decompor.
0 comentários