Programa “Remédio em Casa” garante tratamento adequado para pacientes hipertensos e diabéticos em Saquarema
O Programa “Remédio em Casa”, no município de Saquarema, tem feito a diferença na saúde da população que precisa fazer o uso contínuo de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial e diabetes tipo II. No último trimestre, de abril a junho deste ano, o programa atendeu 23.034 pacientes em todo o município. A iniciativa, que tem parceria e gestão da Prima Qualitá Saúde, teve início em maio de 2020, atendendo 1.177 pacientes. O Programa contempla todo o município, tendo seus pacientes cadastrados, seguindo a base de dados dos prontuários das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Segundo o coordenador da Farmácia da Prima Qualitá Saúde, Luzinei da Silva Couto, o Programa tem impacto principalmente na vida dos pacientes mais idosos.
“Dentre os vários benefícios oferecidos à população, ressalto o envolvimento da equipe multiprofissional da Atenção Primária, que atua em todos os processos desde o cadastro do paciente, passando pelas consultas de enfermagem e médica, separação do medicamento, até o seu recebimento no conforto do lar”, explicou o coordenador.
O Dr. Luzinei, ainda destacou a importância da equipe da farmácia, que através da assistência farmacêutica, apresenta uma gestão séria e comprometida com o programa, tendo como premissa garantir o ressuprimento de toda a rede da Atenção Básica, evitando faltas e garantindo o tratamento adequado do paciente.
Entrega com estratégia de equipes
O funcionamento do Programa “Remédio em Casa”, consiste na entrega domiciliar de medicamentos em quantidades suficientes para o período de 30 dias, para portadores de hipertensão e diabetes tipo II, em acompanhamento nas Unidades Estratégia de Saúde da Família. A entrega é realizada por uma equipe de motociclistas, após a separação do medicamento pela a equipe da ESF.
A moradora de Mombaça, Ana Lucia Morais, de 69 anos, comentou que o serviço ajuda no controle da medicação, além de economia no final do mês, já que usa três tipos de medicamentos por dia.
0 comentários