Novo fluxo acelera liberação de exames laboratoriais em Santa Maria Madalena
A Prima Qualitá Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena, implementou uma mudança significativa para otimizar a liberação de exames laboratoriais. A nova medida tem como principal objetivo tornar a Atenção Primária à Saúde mais ágil e eficiente. Com o novo fluxo, as requisições de exames são autorizadas automaticamente pelo sistema assim que o paciente deixa o consultório médico. Para obter a chave de liberação, basta comparecer à recepção da unidade onde ocorreu o atendimento.
Segundo o coordenador da Atenção Primária da Prima Qualitá Saúde no município, Elivelton Machado, a iniciativa representa um grande avanço na prestação de serviços de saúde. “Essa mudança é um marco para a rede pública de saúde de Santa Maria Madalena. Antes, os pacientes precisavam aguardar um prazo maior para obter a liberação dos exames, o que muitas vezes atrasava o diagnóstico e o início do tratamento. Agora, com a autorização imediata, ganhamos tempo e garantimos maior resolutividade para os casos acompanhados na Atenção Primária”, comentou.
Vale ressaltar que as solicitações de exames de sangue possuem validade de 60 dias a partir da data da requisição. Para garantir a realização dentro do prazo, é fundamental que os pacientes busquem a autorização e realizem a coleta o quanto antes. A implementação do novo fluxo reforça o compromisso da Prima Qualitá Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde com a melhoria do atendimento e a otimização dos processos na rede pública do município.
A novidade tem sido bem recebida pelos pacientes. O aposentado João Carlos Almeida, 67 anos, que realiza exames regularmente, elogiou a iniciativa: “Essa mudança foi excelente! Antes, a gente precisava esperar a autorização, o que tornava tudo mais demorado. Agora, já saímos do consultório com a liberação garantida, sem burocracia. Isso facilita muito, especialmente para quem precisa de exames frequentes. Muitas vezes, ficávamos ansiosos esperando essa liberação, e agora tudo está muito mais rápido e prático. Além disso, o fato de não precisar voltar à unidade só para buscar a autorização economiza tempo e reduz o fluxo de pessoas nos postos de saúde”, comentou o morador de Manoel de Moraes.
TEXTO: RODRIGO DA MATTA