Humanização no parto: uma história de cuidado, dedicação no Hospital e no Posto do Arranchadouro
Em Santa Maria Madalena, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Prima Qualitá Saúde tem mostrado resultados positivos no atendimento à saúde da população. O Hospital Municipal Basileu Estrela e o Posto do Arranchadouro, administrados por essa união, têm se destacado pela qualidade no atendimento e pela humanização no processo de cuidado, especialmente no momento do parto.
A dona de casa, Hillary Rocha Costa, de 25 anos, gestante de seu primeiro filho, recebeu durante todo o pré-natal o acompanhamento da equipe do Posto do Arranchadouro. Com o nascimento da pequena Sara Rocha Quintas, no dia 8 de março, uma nova história de sucesso e cuidado se desenhou, marcada pela solidariedade e atenção no atendimento.
O parto de Hillary foi inicialmente planejado para ser cesariana, conforme a orientação da equipe médica durante o pré-natal. No entanto, durante a madrugada, Hillary começou a sentir fortes dores e procurou a unidade. A equipe médica, que acompanhava sua gestação, percebeu que a dilatação já estava em 6cm, e, diante da situação, a médica responsável, Dra. Lívia de Macedo, sugeriu que o parto fosse realizado na própria unidade.
De acordo com os profissionais, foi considerado mais prudente realizar o parto no Basileu Estrela, devido à dilatação avançada e à condição da mãe e do bebê. A infraestrutura da unidade e o trabalho conjunto da equipe tornaram esse parto seguro e bem-sucedido.
Com o nascimento de Sara, uma bebê saudável de 37 semanas, sem intercorrências, o parto normal foi realizado com sucesso. A mãe e a criança não necessitaram de cuidados em UTI neonatal, uma grande conquista para a equipe e um sinal da importância da humanização no processo de atendimento.
O Hospital Municipal é considerado uma unidade de baixa complexidade, realiza o acompanhamento de gestantes em situações de baixo risco. Quando há complicações ou necessidade de um parto de maior complexidade, as mães são transferidas para o município de Itaocara. No entanto, em casos como o de Hillary, a equipe médica, junto ao suporte adequado, consegue oferecer o atendimento necessário, garantindo segurança e acolhimento para as mães.
A diretora-geral do Basileu Estrela, Aline Maia, destaca a importância da humanização no atendimento aos pacientes. “A nossa prioridade é sempre a saúde, o bem-estar e o respeito aos pacientes. A humanização no atendimento é um valor que buscamos incorporar em cada gesto, em cada atendimento. A equipe médica, as enfermeiras, os técnicos de enfermagem, todos trabalham com dedicação para oferecer o melhor cuidado e garantir que cada paciente se sinta acolhido”, afirmou.
A mãe da pequena Sara, Hillary Rocha Costa, não poupou elogios ao atendimento que recebeu desde o início do pré-natal no Posto do Arranchadouro até o momento do parto. De acordo com a madalenense, desde o primeiro dia que comecei a fazer o pré-natal na unidade, fui muito bem tratada. Em uma fala emocionada, ela compartilhou sua experiência.
“As enfermeiras e médicas sempre me atenderam com paciência, carinho e muito cuidado. Me senti segura em todas as consultas, e sempre recebi as orientações necessárias para ter uma gestação tranquila. Quando chegou o momento de ir, fui recebida com muito acolhimento. A equipe estava preparada e me fez sentir em casa. Não tinha como não me sentir bem, com tanto carinho e profissionalismo ao meu redor. Eu só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo nessa jornada, desde o Posto até o hospital”, contou.
A história de Hillary e Sara é um exemplo de como a humanização no atendimento de saúde é essencial para o sucesso de tratamentos e a tranquilidade dos pacientes. O trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Prima Qualitá Saúde segue a missão de oferecer um atendimento de qualidade e acolhedor a todos que buscam os serviços de saúde no município.
TEXTO: RODRIGO DA MATTA
FOTOS: REYNALDO FÉLIX