(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

ESF do Engenho Grande: é a vencedora Prêmio Melhores do Ano na categoria Estratégia Saúde da Família

Por Ayra Rosa em

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Engenho Grande, em Saquarema, foi reconhecida com o primeiro lugar na categoria Estratégia Saúde da Família (ESF)/UBS no Prêmio Melhores do Ano da Prima Qualitá Saúde, pelo excelente trabalho no Projeto Conscientização do Paciente Hipertenso e Diabético. Na iniciativa, desenvolvida pela equipe da ESF Engenho Grande, visa implementar ações multidisciplinares que atendem pacientes com essas duas condições crônicas, que são as principais causas de morbimortalidade em nível mundial.

Foto: Reynaldo Félix

A unidade de saúde é administrada pela Prima Qualitá Saúde em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Saquarema. O programa da UBS Engenho Grande foca no aumento da adesão ao tratamento e na conscientização da população sobre a importância do controle dessas doenças. A abordagem multidisciplinar, que envolve médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, busca proporcionar aos pacientes uma visão holística de seu quadro clínico, estimulando-os a adotar hábitos de vida mais saudáveis e a seguir rigorosamente as orientações médicas.

Para a enfermeira e coordenadora ESF do Engenho Grande, Marinea Machado, o sucesso da UBS Engenho Grande. “A implementação de ações educativas e a orientação contínua aos pacientes têm sido fundamentais para a promoção da saúde e o controle das doenças crônicas, contribuindo para a construção de uma população mais saudável e com maior qualidade de vida. O reconhecimento pelo trabalho realizado destaca a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da atenção básica e o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

O projeto Conscientização do Paciente Hipertenso e Diabético tem como principais objetivos: Educação em saúde – informar a população sobre as causas, consequências e formas de prevenção da hipertensão e da diabetes. Promoção da adesão ao tratamento – incentivar os pacientes a seguir o tratamento prescrito de forma regular e consistente, incluindo a medicação e as mudanças no estilo de vida.

Além da prevenção de complicações – minimizar os riscos associados ao controle inadequado das doenças, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), infarto, cegueira e insuficiência renal. Criação de programas de monitoramento – realizar o acompanhamento contínuo dos pacientes hipertensos e diabéticos, monitorando parâmetros como a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue.

O diagnóstico precoce da hipertensão e da diabetes é fundamental para que se inicie um tratamento eficaz, prevenindo complicações graves e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O trabalho da UBS Engenho Grande tem contribuído para um aumento da conscientização sobre essas condições, incentivando os pacientes a se engajarem ativamente no controle de sua saúde.

Para o morador do Engenho Grande, Pedro da Silva, de 60 anos, quando foi diagnosticado com hipertensão e diabetes, ficou muito preocupado. “Não sabia ao certo como essas doenças poderiam afetar minha vida, nem o que eu precisava fazer para controlá-las. Mas, desde que comecei a participar do Projeto Conscientização do Paciente Hipertenso e Diabético na UBS Engenho Grande, as coisas mudaram para melhor. Os profissionais da UBS me explicaram que a falta de sintomas não significa que eu estou bem”, comentou.

Além disso, o apoio contínuo de profissionais de saúde tem sido crucial para garantir que os pacientes compreendam a importância da adesão ao tratamento clínico e as vantagens de adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, a prática regular de atividades físicas e o monitoramento constante dos níveis de pressão arterial e glicose.

Texto: Rodrigo Da Matta