Hospital Municipal Dr. Celso Martins realiza ações de conscientização sobre o câncer de próstata
Em apoio à campanha Novembro Azul, o Hospital Municipal Dr. Celso Martins, em Cachoeiras de Macacu, promoveu diversas ações dedicadas à conscientização sobre o câncer de próstata. As programações tiveram como objetivo alertar os pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.
Uma palestra informativa e dinâmica, promovida pela equipe de enfermagem, reuniu colaboradores no refeitório da unidade hospitalar fechou o mês. A programação contou com a participação da Dra. Monique Faitanine, especialista reconhecida na área da saúde, e do enfermeiro Fernando José de Oliveira Santos, que trouxe uma visão prática e acessível sobre a importância da saúde masculina.
Durante a palestra, a Dra. Monique Faitanine abordou vários temas relevantes relacionados à prevenção do câncer de próstata, desmistificando muitos mitos que cercam a doença. Ela enfatizou a importância do diagnóstico precoce e como isso pode impactar positivamente na vida dos homens. O seu conhecimento e sensibilidade foram importantes para engajar a audiência e estimular uma discussão aberta sobre saúde e bem-estar dos participantes.
O enfermeiro Fernando José de Oliveira Santos complementou a apresentação com esclarecimentos sobre os exames preventivos e a importância da rotina de cuidados com a saúde. Sua abordagem prática e acolhedora ajudou a todos os presentes a se sentirem à vontade para fazer perguntas e compartilhar experiências pessoais, o que enriqueceu ainda mais a discussão.
A gestão do Hospital e da Prima Qualitá no município agradeceram a colaboração da enfermeira Mayara Gonçalves da Conceição, que liderou e organizou a programação, possibilitando o momento de informação e capacitação para os colaboradores.
“Eventos como esse são fundamentais para promover a saúde e dar visibilidade a questões que merecem mais atenção. Vamos continuar nosso compromisso com o autocuidado e a prevenção. Esperamos contar com toda a equipe multidisciplinar em futuras palestras e encontros informativos”, agradeceram os gestores.
Bate papo interativo
Durante o mês, foram distribuídos materiais informativos e promovidos momentos de conversa para esclarecer dúvidas e desmistificar o exame de próstata.
O coordenador Operacional Clóves Alexandre, que abordou o público masculino em diferentes espaços do hospital, comentou que as equipes e pacientes interagiram bem em relação ao tema, que para muitos continua sendo um tabu.
“O tema foi abordado com muita facilidade e leveza, pois hoje já não há tanto preconceito em relação ao assunto. Fizemos também um momento de conversa descontraída que colaborou muito com o sucesso da ação voltada para a saúde do homem”, disse Cloves.
Diagnóstico precoce
De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90% . Por isso, homens a partir de 50 anos (ou 45, em caso de histórico familiar) devem realizar os exames preventivos regularmente.
A Prima Qualitá Saúde, que é gestora do hospital, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de iniciativas como esta para fortalecer a conscientização e promover o bem-estar da população.