(21) 2042-4250 / contato@primaqualitasaude.org

CAPS AD de Saquarema realiza palestra sobre saúde masculina no Novembro Azul

Por Ayra Rosa em

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) de Saquarema promoveu nesta segunda-feira (25/11) uma palestra sobre a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a saúde masculina e à prevenção do câncer de próstata. O evento foi organizado pela equipe da Prima Qualitá Saúde, responsável pela administração da unidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema.

A palestra abordou a necessidade de combater tabus e barreiras culturais que ainda dificultam a realização de exames preventivos, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa é a segunda maior causa de morte entre homens no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

A coordenadora do CAPS AD, Raquel Magalhães, reforçou a importância do tema. “A saúde do homem muitas vezes é negligenciada, principalmente em questões que envolvem exames e cuidados preventivos. O Novembro Azul é uma oportunidade para reforçarmos que esses cuidados são indispensáveis que a prevenção pode salvar vidas. Aqui no CAPS AD, nosso papel é integrar corpo e mente, lembrando que saúde mental também está relacionada ao cuidado integral do indivíduo”, afirmou.

Durante o encontro, foi destacado que a campanha Novembro Azul incentiva práticas de autocuidado, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios, não fumar e estar atento a possíveis sintomas relacionados à saúde da próstata. O evento contou com a participação de profissionais da saúde e usuários da unidade, que puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências relacionadas ao tema.

Um dos pacientes que participou da palestra, João da Silva, compartilhou sua experiência. “Eu confesso que, durante muito tempo, nem pensava em ir ao médico. Sempre achava que era coisa boba ou que eu não precisava. Mas, com o tempo, percebi que isso só traz prejuízo para a gente. Quando ouvi sobre o Novembro Azul, comecei a entender que cuidar da saúde não é só sobre o corpo, é também sobre o emocional”, comentou.

Texto: Rodrigo Da Matta