Hospital Senhora de Nazareth oferece tratamento oncológico aos saquaremenses
Pacientes oncológicos de Saquarema, que anteriormente precisavam viajar quilômetros para Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, para a capital ou até outras regiões do estado, agora realizam seus tratamentos no próprio município. O Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth (HMNSN), administrado pela Prima Qualitá Saúde em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Saquarema, iniciou o atendimento oncológico em 18 de setembro de 2023.
Até hoje, a unidade realizou cerca 236 sessões de quimioterapia e hormonioterapia. Todos os pacientes atendidos são residentes de Saquarema, totalizando 47 pacientes até o momento. Além da quimioterapia para tratamento de tumores sólidos, o setor oferece tratamento hormonal e controle de neoplasias, como, por exemplo, neoplasia de mama (exceto Her2 positivo) e próstata. Disponibiliza também todos os medicamentos necessários de forma gratuita.
“A proximidade do atendimento é fundamental para o bem-estar dos pacientes e para o sucesso do tratamento oncológico. Estamos comprometidos em oferecer um tratamento de qualidade e humanizado. Antes, os pacientes tinham que viajar por horas e quilômetros para fazer seu tratamento. Agora, posso ser atendido aqui mesmo em Saquarema. Isso facilita muito a vida deles”, disse a coordenadora do setor de oncologia, Bianca Lima.
O hospital também utiliza a bomba elastomérica de infusão, que permite a administração contínua de medicamentos em casa, evitando internações prolongadas de até cinco dias para infusão de quimioterápicos. A implementação do setor de oncologia no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth representa um avanço importante na área da saúde para os moradores de Saquarema, proporcionando acesso a cuidados médicos especializados no próprio município.
“Antes, eu tinha que viajar por horas para fazer meu tratamento. Agora, posso ser atendido aqui mesmo em Saquarema. Isso facilita muito minha vida. Esta iniciativa é excelente. Antes, eu tinha que viajar por horas para fazer meu tratamento. Agora, posso ser atendido aqui mesmo em nosso município. Isso facilita muito minha vida”, afirmou o aposentado de 70 anos, Alberacy Vanderlei, morador de Bacaxá e portador de câncer de próstata.
Texto: Rodrigo Da Matta