Paciente com Síndrome de Down vence batalha contra pneumonia após 50 dias no CTI

Por Ayra Rosa em

O paciente Carlos Alberto Júnior, de 33 anos, pessoa com Síndrome de Down, enfrentou uma dura batalha contra a pneumonia durante 50 dias de internação no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Saquarema. A internação começou em 1º de agosto após o paciente ser atendido no Posto de Urgência de Jaconé, onde foi diagnosticado com pneumonia grave.

Carlos Alberto foi transferido com urgência para o Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo   devido à gravidade de seu quadro clínico, que se agravou na madrugada seguinte. Ao dar entrada no hospital, seus dois pulmões estavam comprometidos, e a equipe médica cogitou transferi-lo para o Hospital Municipal Nossa Senhora Nazareth. Contudo, a piora de sua condição impediu a transferência, levando à sua intubação e coma induzido no CTI.

Durante os primeiros 12 dias, o estado de saúde de Júnior foi considerado gravíssimo. Ele permaneceu isolado, intubado e sedado, enquanto sua equipe médica lutava para estabilizar a infecção pulmonar. Após 18 dias de tratamento intensivo, o paciente precisou passar por uma traqueostomia, visando melhor conforto e recuperação da ventilação mecânica. Mesmo após o controle inicial da pneumonia, o quadro voltou a se agravar, necessitando de uma nova rodada de medicamentos e antibióticos.

O diretor-geral do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, Carlos Garcia, destacou a importância do empenho da equipe médica: “Nós estamos muito orgulhosos do trabalho realizado por toda a equipe. O comprometimento de cada profissional foi fundamental para a recuperação do paciente, e essa vitória é fruto de um esforço coletivo. Foi um caso extremamente delicado, que exigiu atenção máxima de nossa equipe. A recuperação do Carlos Alberto é um exemplo do que podemos alcançar com dedicação e trabalho em conjunto. Nossa equipe não mediu esforços para garantir o melhor tratamento possível. Estamos muito felizes por vê-lo se recuperando”, comentou.

Durante o período, ele chegou a ser transferido para a unidade semi-intensiva, mas precisou retornar ao CTI devido a complicações respiratórias. No dia 19 de setembro, após 50 dias de internação, Carlos Alberto recebeu alta diretamente do CTI para casa. A recuperação do paciente foi celebrada por todos os profissionais do hospital, que fizeram uma festa com muitas bolas, músicas, muitas palmas e abraços para marcar sua saída do CTI. 

Em sua residência, Carlos Alberto, vem passando por sessões de fisioterapia na própria residência, no bairro de Jaconé com sua família e continua em recuperação quanto ao ganho de massa muscular e retorno aos movimentos nos membros inferiores. O Posto de Urgência (PU) de Jaconé, as ambulâncias do Socorro Saúde, Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo   e Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth são administrados pela Prima Qualitá Saúde em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Saquarema.

O pai do paciente, Carlos Alberto Bahiense, emocionado, agradeceu pelo tratamento recebido. “Primeiro gostaria de agradecer a Deus e a todos os profissionais que passaram pela vida do meu filho desde o Posto de Urgência de Jaconé até o Hospital Municipal Porphirio Nunes de Azeredo. Percebi uma atenção especial, um olhar, uma empatia e um cuidado com o meu filho e com todos os pacientes internados no CTI. Estamos muito satisfeitos com a saúde de Saquarema, meus parabéns à equipe médica e à direção do hospital”, afirmou.

Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth

Há sete meses, Carlos Alberto Bahiense Filho, de 33 anos, pessoa com Síndrome de Down, foi submetido a um extenso tratamento odontológico no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema. O procedimento incluiu a restauração de dois dentes da frente, limpeza profunda de tártaro e a extração de um dente. Antes da intervenção, foram realizados diversos exames, como ecocardiograma, eletrocardiograma, além de avaliações neurológica, cardiológica e anestésica, garantindo a segurança do paciente.

O tratamento, que começou às 6h da manhã e se estendeu até às 21h, foi executado por uma equipe multidisciplinar. Ao final do procedimento, Carlos recebeu alta com um sorriso renovado. Segundo a família, essa primeira experiência com o sistema de saúde pública de Saquarema foi positiva, com destaque para o cuidado e a atenção da equipe médica.

Essa também foi a primeira de duas experiências marcantes da família Bahiense com a rede pública de saúde da cidade. Nos dois casos, a família ressaltou o comprometimento e a qualidade dos serviços prestados, destacando a evolução dos cuidados oferecidos na saúde pública de Saquarema.

Texto: Rodrigo Da Matta