Seminário para farmacêuticos destaca a importância da assistência multidisciplinar na Saúde
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Gerência de Logística e Suprimentos de Farmácia da Prima Qualitá Saúde promoveram um seminário sobre gestão de assistência farmacêutica no SUS. O evento foi realizado em Rio Bonito e contou com a participação de diversos farmacêuticos das unidades geridas pela OS.
A apresentação do primeiro Manual de Diluição de Injetáveis, recentemente institucionalizado pela Organização, foi um dos pontos altos do encontro. Este manual, um recurso importante para as equipes multiprofissionais, visa melhorar ainda mais a qualidade do trabalho dos profissionais nas unidades de saúde.
Durante o evento, ocorreram momentos de interação, nos quais foram discutidas práticas voltadas para a assistência farmacêutica entre equipes. Foi ressaltada a importância de cada profissional dentro de sua área de atuação, reforçando a ideia de que todos fazem parte de uma equipe multiprofissional crucial para a saúde. A relevância do papel do farmacêutico em todas as áreas da saúde foi amplamente destacada.
A coordenadora do NEP da Prima Qualitá Saúde, Maria Luíza, também destacou a importância do encontro: “Este evento simboliza o compromisso contínuo com a educação permanente e o aprimoramento profissional. Através do primeiro Manual de Diluição de Injetáveis e das dinâmicas em grupo, conseguimos não só disseminar conhecimento, mas também fortalecer os laços entre os diferentes profissionais da saúde”, comentou.
No segundo momento, dinâmicas em grupo focadas no manual de diluição de injetáveis foram realizadas, com discussões sobre a gestão da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), um tema de grande importância no cenário atual. Foram compartilhados exemplos práticos de como melhorar a rotina em uma farmácia, como a identificação do uso irracional de medicamentos e a sugestão de novos protocolos para evitar perdas de insumos farmacêuticos.
O encerramento foi marcado por uma dinâmica em grupos por região, na qual os participantes discutiram os avanços na gestão da assistência farmacêutica no SUS em suas respectivas unidades. Esse formato proporcionou uma troca enriquecedora de experiências e conhecimentos, contribuindo para a formação de multiplicadores de saber.
A farmacêutica Edlene Paiva comentou sobre o evento: “O seminário “Gestão de Assistência Farmacêutica no SUS” foi uma oportunidade ímpar de integração e aprendizado. Cada discussão, cada atividade prática reforçou a importância da colaboração entre nossas áreas, mostrando como podemos, juntos, promover uma assistência ainda mais qualificada aos nossos pacientes”, afirmou.
Texto: Rodrigo Da Matta