Saquarema inaugura novo ESF Jaconé
Unidade de saúde fica localizada na Rua 94
O bairro de Jaconé, no município de Saquarema, ganhou nova unidade de Estratégia de Saúde da Família nesta segunda-feira (08/04). A Prefeitura de Saquarema inaugurou o espaço no final da tarde reunindo profissionais de saúde e a população local, que aprovaram a entrega do aparelho público.
A ESF Jaconé, que tem gestão compartilhada entre a Organização Social Prima Qualitá Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, está localizada na Rua 94 e ganhou o nome de José Pereira de Brito.
A entrega faz parte do avanço na saúde da cidade, oferecendo uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo: acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, avaliação antropométrica, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde, entre outras.
“A inauguração da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jaconé foi prioritária para a expansão e consolidação da Atenção Básica no Bairro. Nossa equipe está apta a realizar todos os serviços com comprometimento e integralidade do cuidado aos usuários”, destacou a gestora da Prima Qualitá Saúde, atuante no contrato de Saquarema, Vanessa Pintas.
Equipe multidisciplinar e acesso ao SUS
A Equipe de Saúde da Família (eSF) é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS), cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal (ASB), auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais (ASG), controlador de acesso e vigia.
A Atenção Básica é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orientada pelos princípios da acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade. Para atender esses princípios, a Atenção Básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários.
Texto: Ayra Rosa
0 comentários